Melhoria Contínua Post It

Melhoria continua: tudo que você precisa saber

É natural que com o avanço da tecnologia, muitas empresas fiquem ultrapassadas, ao mesmo tempo devemos correr atrás de constante mudança e atualização, seja nas máquinas de produção, que no escritório ou na logística. É a partir daí que nasce a melhoria continua. Entenda mais a baixo o porquê é fundamental que as empresas saibam trabalhar com este método.

O que é melhoria continua?

Antes de mais nada, vamos para um pouco de história, temos que saber que a Segunda Guerra Mundial teve grande importância na prática das técnicas de melhoria contínua e da qualidade total. Ao fim do conflito armado, os Estados Unidos estavam com sua economia em alta e houve uma grande demanda de bens de consumo da sua população. Desta forma, visando atender toda demanda, as indústrias produziam em larga escala se preocupando com a quantidade para suprir os seus clientes, deixando a qualidade em segundo plano. (MAXIMIANO,2012)

Foi assim, que na década de 50, uma fabricante de carros, a Toyota, vendo a economia do seu país debilitada, viu-se obrigada a inovar o seu sistema de produção. Essa empresa foi uma das pioneiras em usar conceitos e métodos baseados na qualidade total que tinha como principal foco a eliminação do desperdício, produção com máxima qualidade. Mais tarde, com os resultados obtidos, o sistema de produção Toyota se tornou referência mundial e uma das maiores empresas. (MAXIMIANO, 2012)

Entenda mais sobre o sistema de produção Toyota aqui.

Melhoria continua pode ser definida como um conjunto de ações que uma empresa coloca em pratica, com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar seus processos, produtos e serviços.  (RODRIGUES, 2021)

Ela pode ser relacionada com a cultura organizacional, tratando assim da busca constante por aprimoramentos. (RODRIGUES, 2021)

Dessa forma, a melhoria contínua tem como principal objetivo possibilitar que as empresas possam desempenhar suas atividades da melhor forma. Além disso, temos como ferramenta de uso na melhoria continua o “método Kaizen”, ele será abordado mais para frente.

Pilares da melhoria continua:

A melhoria continua pode ser dividida em três pilares, são eles: continuidade, cultura, bom para todo mundo

  • Continuidade: sempre há uma forma de melhorar e a busca precisa ser constante.
  • Cultura: para haver a continuidade é necessário incorporar uma cultura dentro do processo de produção.
  • Bom para todo mundo: com as melhorias sendo pensadas corretamente, elas podem alcançar todos os níveis da empresa. (SYDLE, 2021)

Quais os benefícios desse método?

Esse método pode trazer diversos benefícios para as empresas, entre eles:

Maior eficiência das operações

Ter eficiência nas operações é relacionado a capacidade de produzir de forma eficaz, indicando quando os resultados são positivos ou não. Além disso, é necessário analisar o processo e verificar se possuem falhas que podem estar prejudicando os setores para melhorar a eficiência. Bem como, com metas a eficiência pode ser alcançada da melhor forma. Por fim, podemos haver uma diminuição no custo da produção com a tecnologia, portanto, nos tornando mais eficientes.

Maior produtividade

Aumentaremos a capacidade de produção com a redução dos tempos de produção e portanto, diminuiremos o tempo de entrega. Desta forma, podemos produzir mais em menor tempo.

Redução de custos

Teremos a redução de custos no momento em que tornamos o processo mais enxuto (escrevemos recentemente sobre a produção enxuta, entenda mais sobre esse método aqui). Em outras palavras, serão empregados menos recursos humanos e materias para a produção de um mesmo resultado.

A melhoria contínua possibilita a melhor identificação de gargalos, o que contribui para diminuição significativa de custos operacionais. (RODRIGUES, 2021)

Como podemos implementar a melhoria continua dentro das empresas?

Primeiro de tudo é necessário criar essa cultura dentro da empresa, passando em todos os setores para que todos entrem junto nessa missão.

Preferencialmente, é interessante que os processos e as tarefas sejam automatizados. Assim, é possível reduzir erros ao designar determinadas tarefas a dispositivos inteligentes, além de gerar dados e monitorá-los em tempo real para identificar de forma ágil os gaps para melhoria. (SYDLE, 2021)

ADOTAR CONDUTAS DE LIDERANÇA

A pontualidade e o cumprimento de prazos são algumas características de um líder. Desta forma, ele deve apoiar a equipe na resolução de problemas e no gerenciamento de tarefas.

FOCO

É necessário ter concentração de esforços em pontos que podem garantir o melhoramento do negócio.

PADRONIZAÇÃO

É importante padronizar os processos para garantir a qualidade, além de economizar tempo.  (DONATO, 2020)

MÉTODOS DA MELHORIA CONTINUA

Método kaizen

A metodologia Kaizen tem como objetivo reduzir as diferentes formas de desperdício. “Para isso, é necessário transparência e objetividade na comunicação, a fim de que todos compreendam os rumos que a empresa vai tomar. Ademais, deve-se focar no aprimoramento dos processos, reduzindo gastos e erros que geram retrabalho.” (CONSULTORIA, 2022)

O método leva como importância o bem-estar dos funcionários. Esse método possui diversos benefícios como para a empresa como para o indivíduo.

Para aplicar esse sistema é necessário haver um treinamento para os funcionários aprenderem como funciona.

VANTAGENS DESSE MÉTODO:

  • Melhora a qualidade
  • Reduz o tempo de produção
  • Cliente fica melhor satisfeito

SEIS SIGMA E A MELHORIA CONTINUA:

A seis sigma é um método que tem como foco a melhoria continua dos processos, utilizando como método de estudo a analise de dados e a resolução de problemas. (VERITAS, 2021)

Seu principal objetivo é evitar falhar durante o processo. (VERITAS, 2021)

Ela tem como foco um aumento na lucratividade e a redução de custos, utiliza o método DMCAI, sendo ele dividido em 5 etapas, são elas:

  1. Definição: define o que se espera do projeto.
  2. Medição: obtenção de dados sobre o processo.
  3. Análise: identificar as causas raízes do problema.
  4. Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz.
  5. Controle: monitorar os resultados alcançados. (COUTINHO, 2020)

Sendo assim, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos com a metodologia Lean Seis Sigma, criando uma cultura enxuta de melhoria contínua dentro da mesma. (COUTINHO, 2020)

Como a OEE ajuda na melhoria continua?

A OEE é um método usado para medir a eficiência das maquinas e o tempo de fabricação e é dividido em 3 etapas, sendo elas:

  • Disponibilidade: uma medida do tempo em que a fábrica / linha de produção estava realmente disponível para produção em comparação com os requisitos de fabricação. Quaisquer perdas nessa área devem-se a grandes avarias ou a um tempo prolongado de instalação.
  • Desempenho: a taxa em que as unidades reais são produzidas em comparação com a saída projetada. As perdas nessa área seriam devidas à baixa velocidade de execução, pequenas interrupções ou ajustes.
  • Qualidade: uma medida de boa qualidade, produto vendável, menos resíduos. Perdas por esse elemento seriam rejeições danificadas ou produtos que precisem ser refeitos. (FRACTTAL, 2020)

OEE é uma referência de eficiência junto com a utilização de ativos, a proporção do produto para a quantidade fabricada. Seus componentes precisam estar interligados para não haver perda.

Sendo assim, a oee é uma ótima forma de medir a eficiência e a quantidade da produção. (FIRMIDO, 2021)

Temos um texto explicando a fundo o OEE, acesse-o aqui.

CONCLUSÃO

Concluímos, portanto que a melhoria continua gira em torno do aperfeiçoamento dos processos da empresa. Desta forma, ela possui pilares, sendo eles continuidade, cultura e bom para todo mundo. Além disso, também utilizam o método kaizen que preza a redução de desperdício durante a produção e também o six sigma que tem como foco melhorar os processos dentro da empresa, de modo a diminuir falhas ao zero.

REFERÊNCIAS

RODRIGUES, Viviane. Guia completo sobre melhoria contínua: conceito, objetivo, vantagens, tipos, principais ferramentas, como implementar e exemplos para se inspirar. 2021. Disponível em: https://www.siteware.com.br/processos/melhoria-continua/. Acesso em: 14 mar. 2022.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012
SYDLE. Melhoria contínua: entenda os benefícios e como implementá-la. 2021. Disponível em: https://www.sydle.com/br/blog/melhoria-continua-61969726351e93287c68a539/. Acesso em: 15 mar. 2022.
PIZZOLATO, Rafael. Saiba como implementar melhoria contínua em sua empresa. 2018. Disponível em: https://blog.starti.com.br/melhoria-continua/. Acesso em: 16 mar. 2022.
DONATO, Lilian. Melhoria Continua. 2020. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/melhoria-continua/. Acesso em: 16 mar. 2022.
CONSULTORIA, Epr. KAIZEN: SAIBA TUDO SOBRE O MÉTODO DE MELHORIA CONTÍNUA. 2022. Disponível em: https://eprconsultoria.com.br/tudo-sobre-kaizen/#:~:text=Kaizen%20%C3%A9%20uma%20metodologia%20que,objetivo%20de%20aumentar%20a%20produtividade.. Acesso em: 16 mar. 2022.
 VERITAS, Bureau. SEIS SIGMA: Melhoria Contínua como a chave do sucesso. 2021. Disponível em: https://ead.bureauveritas.com.br/nosso-blog-noticias/seis-sigma-melhoria-continua-como-a-chave-do-sucesso#:~:text=O%20Seis%20Sigma%20%C3%A9%20uma,o%20desempenho%20global%20das%20empresas.. Acesso em: 21 mar. 2022.
COUTINHO, Thiago. Aprenda como a Metodologia Seis Sigma impulsiona a melhoria nos resultados das empresas. 2020. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodologia-seis-sigma. Acesso em: 21 mar. 2022.
FRACTTAL. OEE: Qualidade, Desempenho de Ativos e Operações Produtivas. 2020. Disponível em: https://www.fracttal.com/pt/blog/oee-onde-a-qualidade-encontra-o-desempenho-de-ativos-e-opera%C3%A7%C3%B5es-produtivas-1. Acesso em: 21 mar. 2022.
 FIRMINO, Caio. O que é OEE, por que é importante e como calculá-lo? 2020. Disponível em: https://omeugestor.com/blog/o-que-e-oee/. Acesso em: 21 mar. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.