Falou em ordem e disciplina? falou no Método 5s

Organização de documentos no método 5S

O QUE É O MÉTODO 5S?

Para que se coloque o método 5S em prática, é necessário que as empresas mantenham um alto nível de ordem e disciplina. O resultado, nada mais é que o aumento de produtividade e qualidade. Dessa forma, o movimento 5S tem como foco promover maior qualidade no serviço, além de mobilizar toda a empresa na obtenção da eficiência global. Na sua implantação é possível agilizar os processos e tem como ideia identificar problemas e gerar melhorias dentro da empresa.

Antes de tudo, para entender o que é o método 5S, temos que voltar um pouco na história. O termo 5S surgiu no Japão, logo no pós Segunda Guerra. Na epoca, o Japão era um país desolado e tinha que usar técnicas antigas para evitar o desperdício diante da escassez de recursos. Dessa forma, o, diretor da Toyota surgiu com uma ideia, que inicialmente era a Lean manufacturing, onde o conceito é ainda hoje praticado em toda a organização, inclusive nas áreas de vendas, marketing, administração, desenvolvimento e gerenciamento de produtos. Desde então o método se espalhou para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil. (entenda mais sobre a Lean Manufacturing no nosso post)

Por fim, os 5S são, cinco termos em japonês:

  • Seiri (Senso de Utilização);
  • Seiton (Senso de Organização);
  • Seiso (Senso de Limpeza);
  • Seiketsu (Senso de Padronização);
  • Shitsuke (Senso de Disciplina)

A metodologia 5S vem do famoso conceito Kaizen, ou melhoria contínua (acesse nosso post sobre a Melhoria Contínua aqui). Assim como o 5S e o Lean Manufacturing, esta metodologia também chegou no Brasil do Japão durante a década de 80.

DESCRIÇÃO DOS 5S

Seiri (Senso de Utilização)

Objetivo do Seiri:

Tornar o ambiente de trabalho o mais útil e prático possível.

O senso de utilização (ou descarte) usa a ideia de ter somente o que é necessário e na quantidade correta, ou seja, retirar tudo que não é útil no espaço de trabalho. Em outras palavras, torna o ambiente de trabalho estruturado e organizado de acordo com as principais necessidades de cada empresa.

Como aplicar o Seiri:

Um modo de aplicar o Seiri é classificar objetos e material de trabalho de acordo com a frequência de utilização. Bem como delimitar uma área de descarte onde será depositado e devidamente organizado o material desnecessário. Assim também evitar o acúmulo de itens inúteis.

Seiso (Senso de Limpeza)

Objetivo do Seiso:

O objetivo do senso de limpeza, nada mais é que manter a limpeza do ambiente de trabalho, inclusive a poluição visual, espacial e às rotinas que geram sujeira ou imperfeições desgastantes. Portanto ,desta forma fica mais fácil identificar os gargalos nos processos. Todos os trabalhadores precisam colaborar deixando o ambiente organizado e limpo.

Como resultado, o senso de limpeza proporciona satisfação aos funcionários por trabalharem em um ambiente limpo e arrumado, com equipamentos adequados e com a menor possibilidades de erros ou quebra.

Como aplicar o Seiso

O Seiso é aplicado ao eliminar, de modo criterioso, qualquer elemento que possa causar distúrbio ou desconforto (mal cheiro, falhas na iluminação ou barulhos)

Seiton (Senso de Origem)

Objetivo do Seiton

O objetivo do Seiton é simplificar e dar agilidade às atividades a partir da organização espacial e das rotinas. A ideia é ter uma localização definida, onde os recursos precisam ser identificados. Primeiro é preciso definir um sistema de comunicação visual para encontrar os objetos mais facilmente. A organização deve ser uma ferramenta que visa tornar o trabalho mais leve. O bom senso no uso dessa ferramenta exige que ela não seja um fardo mais pesado que sua finalidade.

Como aplicar o Seiton

Para aplicar o Senso de Origem, é necessário colocar os objetos mais utilizados à mão, onde não se precise de esforço para acessá-los, sempre de olho nas atividades rotineiras. Da mesma forma, fazer rotinas de trabalho que minimizem a necessidade de pensar no que deve ser feito a cada momento.

Seiketsu (Senso de Padronização)

Objetivo do Seiketsu

O objetivo do Seiketsu, nada mais é que padronizar a organização do ambiente e a execução de tarefas a fim de eliminar desgastes desnecessários e integrar todos os setores da empresa ou indústria (ou seja, administrativo, recursos humanos, financeiro, produção, armazenamento, transporte…). Lembremos antes de mais nada que padronizar não é o mesmo que engessar e deixar de buscar melhoria constante. Nesse sentido, padronizar rotinas e meios de produção nos permitede saber onde está e o que fazer com as ferramentas de trabalho em todas as situações do dia a dia ao passo que nos elimina perdas de tempo, além de facilitar a detecção de erros e objetos fora do lugar, bem como problemas que precisem de atenção.

Como aplicar o Seiketsu:

Antes de tudo, definir o responsável por cada ação. Isso evita a quebra de continuidade, além de evitar o atrito entre funcionários e garantir o bom desempenho constante de toda equipe e os padrões de qualidade dos produtos e serviços. Ou seja, padronizar a hierarquia.

“O Objetivo da padronização é que as regras e padrões criados e exigidos tornem hábitos os outros 3S.”

Shitkuse (Senso de Disciplina)

Objetivo do Shitkuse

O objetivo do Shitkuse é consolidar o sucesso do programa 5S (e de qualquer empreendimento), prevenir acidentes e por fim, dar estabilidade aos processos produtivos. Da mesma forma, é necessário para conseguir manter os outros quatro primeiros sensos.

É importante salientar que a disciplina não é o mesmo que rigidez e sofrimento, é liberdade para dirigir o trabalho, mas também a vida de forma criativa. Além do mais, a disciplina exige razão para planejar um ambiente e consolidar objetivos de modo resiliente.

Ao mesmo tempo, temos que entender a diferença entre disciplina e motivação: A motivação dá inicio aos projetos, mas é a disciplina que garante a realização bem sucedida. Em outras palavras, a motivação para realizar qualquer empreendimento termina com a falta de disciplina. Não é à toa que pessoas disciplinadas têm maior sucesso que pessoas motivadas.

Por fim, a disciplina é a chave do 5S, a medida que cada um conheça e exerça seu papel, visando a melhoria pessoal, e sobretudo do ambiente de trabalho e da limpeza, cobrando de si o razoável e necessário para o bom desempenho de todos.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO 5S:

Sabendo disso, podemos resumir os benefícios do 5S em:

  • Ambiente mais organizado
  • Esse sistema pode solucionar a bagunça que muitas empresas enfrentam, o que pode acabar afetando os futuros resultados.
  • Melhora as relações humanas:
  • Ele faz com que as pessoas se tornem mais comunicativas.
  • Diminuição das despesas:
  • Com a detecção dos problemas as empresas conseguem diminuir suas despesas e seus custos.

PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO:

1º passo do método 5S: Liderança

Antes de tudo, é necessário encontrar um líder que fará a devidas aplicações dentro da empresa e que busque alcançar o objetivo. (Senso de Padronização)

2º passo do método 5S: Infraestrutura

É necessário construir as diferentes etapas de um projeto, para isso, além da liderança é necessário ter a parte do treinamento, do suporte, todos para tenham a devida atenção.

3º passo do método 5S: Marketing

A partir dessa etapa inicia-se a propaganda e a comunicação dentro da empresa.

4º passo do método 5S: Treinamento

A partir dai inicia-se o treinamento dos funcionários.

CONCLUSÃO

Conclui-se, portanto, que o método 5S, originado da Melhoria Contínua (Kaizen), facilita a produção e o desenvolvimento dentro da empresa. Além disso, ele auxilia no trabalho em equipe e também como aumentar a produtividade. Nesse sentido, é necessário ter um líder para iniciar a implantação do projeto.

Uma das formas mais rentáveis de implantar o método 5S dentro de uma indústria é monitorar os processos de produção e a eficiência, além dos equipamentos e funcionários. Em outras palávras, é utilizando o índice OEE (Eficiência Global dos Equipamentos). Saiba mais sobre esse índice e como implementá-lo no nosso post. Para isso a MOCX oferece a solução MOCX strategy OEE, que é um sistema MES (Sistema de execução industrial), que faz um diagnóstico completo e em tempo real de cada máquina. Saiba mais sobre o nosso serviço aqui.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Table of Contents

On Key

Related Posts